• Foto do escritorClínica Popular da Saúde

Cardiologista de Anápolis explica o que é o risco cirúrgico.

Atualizado: 24 de jan.

Entrevistamos a Dra Fernanda Vale, médica cardiologista, formada pela UniEvangélica em Anápolis, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Regional do Gama e residência em Cardiologia pela UniEvangélica, que atua na área de Cardiologia na Clínica Popular da Saúde.

Existem alguns preparativos essenciais que antecedem a cirurgia para que se garanta a segurança do paciente antes e após o procedimento. A avaliação cardiológica é extremamente importante no período pré-operatório. Na nossa entrevista de hoje iremos tirar todas as dúvidas acerca do risco cirúrgico.

Oque é o risco cirurgico?

Dra. Fernanda Vale: O risco cirúrgico é uma avaliação médica feita pelo cardiologista antes de toda e qualquer cirurgia, que visa avaliar o estado de saúde do paciente no período pré-operatório. É avaliada questões relacionadas à faixa etária do paciente, ao histórico médico-familiar e às doenças crônicas que o indivíduo pode ter. É levado em consideração também o tipo de procedimento médico pelo qual ele será submetido.

É necessário realizar exames complementares para obter o risco cirurgico?

Dra Fernanda Vale: Sim, porém, os exames podem variar de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Basicamente o paciente deve trazer na consulta um raio-x de tórax, um eletrocardiograma e exames laboratoriais básicos. Havendo alterações ou demais queixas cardiológicas, podem ser solicitados exames adicionais.

Quais os principais riscos relacionados a um procedimento cirúrgico?

Dra. Fernanda Vale: Os principais riscos de complicação cardíaca durante e até 5 dias após o procedimento cirúrgico são o infarto agudo do miocárdio, edema agudo de pulmão, parada cardíaca primária ou bloqueio cardíaco completo. Os riscos do paciente que podem aumentar as chances de ocorrerem alguma complicação estão relacionados a sua idade, estado geral de saúde, obesidade, tabagismo, alcoolismo, medicamentos utilizados e doenças associadas. Em pacientes com mais de 70 anos, é preciso avaliar quais cirurgias realmente são necessárias, pois há maior risco de complicações.

Quais as doenças cardiológicas que aumentam o risco cirurgico?

Dra. Fernanda Vale: Pacientes hipertensos, com insuficiência cardíaca, arritmias, e coagulopatias podem ter um risco cirurgico alto, ainda mais quando associados a outras comorbidades. Paciente que possuem diagnóstico de diabetes, insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crônica, também tem potencial de ter um risco cirúrgico mais elevado.

Toda cirurgia requer o risco cirúrgico?

Dra. Fernanda Vale: Essa avaliação é extremamente importante para todo procedimento cirúrgico, afim de fornecer informações importantes ao médico cirurgião sob o estado de saúde cardiológica do paciente, e ajudar a evitar possíveis complicações durante a cirurgia.

Não deixe de realizar todos os seus exames pré-operatórios e levar ao médico para que ele possa emitir seu risco cirúrgico antes de agendar seu procedimento.

A Clínica Popular da Saúde oferece atendimento em diversas especialidades na unidade do Jundiaí e na Av. Pedro Ludovico com preços acessíveis. Agenda agora sua consulta.