• Foto do escritorClínica Popular da Saúde

Médica fala sobre hipertensão e seu tratamento.

Entrevistamos a Dra Maria Paula Agi, médica, formada pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, com residência médica em Cardiologia pela Beneficência Portuguesa de São Paulo/SP e realiza atendimentos na Clínica Popular da Saúde.

Muitas pessoas sofrem com hipertensão e muitas das vezes, essa doença não apresenta sintomas. Na nossa entrevista de hoje iremos tirar dúvidas acerca dessa patologia.

O que é Hipertensão?

Dra. Maria Paula: A hipertensão, também conhecida como pressão arterial elevada, é uma condição em que a força do sangue contra as paredes das artérias é consistentemente muito alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é expressa por dois números: a pressão sistólica sobre a diastólica.

Quais são os sintomas da hipertensão?

Dra. Maria Paula: A hipertensão na maioria dos casos não apresenta sintomas óbvios. Isso significa que uma pessoa pode ter pressão arterial elevada por anos sem perceber. No entanto, em casos mais avançados, podem ocorrer alguns sinais e sintomas que incluem: dores de cabeça, tonturas ou vertigens, problemas de visão, falta de ar, sangramento nasal, fadiga e fraqueza.

Quais são os fatores de risco para desenvolver hipertensão?

Dra. Maria Paula: Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento de hipertensão. Alguns desses fatores são modificáveis, o que significa que você pode tomar medidas para reduzir seu risco, enquanto outros não são modificáveis.

Os fatores de risco para hipertensão incluem genética, idade, dieta rica em sal, falta de atividade física, excesso de peso, consumo excessivo de álcool e tabagismo. É importante notar que esses fatores de risco muitas vezes estão interligados, e a adoção de um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver hipertensão.

Como é feito o diagnóstico da hipertensão?

Dra. Maria Paula: O diagnóstico da hipertensão geralmente é feito medindo a pressão arterial. Esse processo ocorre várias vezes durante um período de tempo para confirmar a hipertensão. Isso ocorre porque a pressão arterial pode variar ao longo do dia e ser influenciada por vários fatores, como estresse e atividade física.

O profissional de saúde também pode realizar outros exames para avaliar o impacto da hipertensão no corpo e determinar se há danos aos órgãos, como o coração, os rins e os vasos sanguíneos. Esses exames podem incluir exames de sangue, eletrocardiograma (ECG) e testes de função renal.

O diagnóstico e o acompanhamento da hipertensão são partes importantes para prevenir complicações a longo prazo. Se você estiver preocupado com sua pressão arterial, é fundamental consultar um profissional de saúde para avaliação e aconselhamento adequado.

Quais as principais recomendações para quem tem hipertensão?

Dra. Maria Paula: Se você foi diagnosticado com hipertensão, é crucial adotar um estilo de vida saudável , fazer exercícios regulares, controlar o estresse, evitar álcool e cigarro.É fundamental trabalhar em estreita colaboração com seu médico para desenvolver um plano de tratamento personalizado e ajustar as estratégias conforme necessário.

O gerenciamento eficaz da hipertensão envolve uma abordagem abrangente que combina mudanças no estilo de vida saudável e, quando necessário, medicação.

A Clínica Popular da Saúde oferece atendimento em diversas especialidades na unidade do Jundiaí e na Av. Pedro Ludovico com preços acessíveis. Agenda agora sua consulta.