top of page
Foto do escritorClínica Popular da Saúde

Cardiologista fala sobre a inflamação do tecido do Coração.

Entrevistamos o Dr. Mauro Roberto Veras, médico Cardiologista, formado em medicina pela Universidade Federal do Amazonas e com residência médica em Clínica Médica e Cardiologia pela UniEvangélica de Anápolis, que realiza atendimentos na Clínica Popular da Saúde nas unidades do bairro Jundiaí e São Joaquim.


A Endocardite é classificada como uma inflamação localizada no tecido que reveste a parte interna do coração. Será que essa condição é perigosa e de que forma pode afetar o nosso coração? O Dr Mauro Veras responderá essas e outras dúvidas a cerca dessa condição cardiológica.


Oque é de fato a Endocardite?

Dr. Mauro Veras: A endocardite infecciosa é uma infecção do revestimento interno do coração (endocárdio) que geralmente também afeta as válvulas cardíacas. Quase sempre ela é causada por uma infecção em outras partes do corpo, que é desencadeada por bactérias e fungos e que chega ao coração através da corrente sanguínea.





Quais são os principais causas da Endocardite?

Dr. Mauro Veras: A endocardite pode ser causada por uma infecção bacteriana ou fungíca em outros locais do organismo, como dente ou, até mesmo, uma simples ferida na pele. Se a pessoa estiver com o sistema imune comprometido, as bactérias podem se espalhar por meio da corrente sanguínea, chegando ao coração. A endocardite também pode ser consequência de outras doenças, como câncer, doenças autoimunes e febre reumática.


Quais são os principais sintomas?

Dr. Mauro Veras: O paciente com endocardite pode apresentar febre persistente, pele pálida, suor excessivo, tosse recorrente, dor nos músculos e falta de ar. A doença evolui ao longo do tempo e, nos casos mais graves, pode haver presença de sangue na urina e perda de peso.


Como é feito o diagnóstico?

Dr. Mauro Veras: O cardiologista deve avaliar o histórico clínico do paciente, as queixas e correlacionar com exames complementares como o ecocardiograma, radiografia do tórax, eletrocardiograma e exames de sangue.


Como é feito o tratamento da Endocardite?

Dr. Mauro Veras: A forma mais eficaz de tratar a endocardite é a partir de medicamentos antibióticos ou antifúngicos, que agem no combate aos microrganismos que estão provocando a doença.


Essa doença pode causar comprometimento grave ao coração?

Dr. Mauro Veras: Quanto mais cedo você se consultar com um cardiologista, mais rápido poderá ser feito o diagnóstico e início do tratamento, o que contribui para o controle dos sintomas ou a reversão completa da patologia. A negligência, nesses casos, pode levar a quadros graves e que colocam a vida do paciente em risco. Se a patologia comprometer alguma válvula, pode ser necessário fazer cirurgia para trocá-la.


As doenças cardiológicas podem ocorrer por diferentes causas, mas muitas delas estão associadas a patologias desenvolvidas por conta de um estilo de vida com maus hábitos. Mantenha uma rotina de auto cuidado e bem-estar.


A Clínica Popular da Saúde oferece atendimento em diversas especialidades na unidade do Jundiaí e na Av. Pedro Ludovico com preços acessíveis. Agenda agora sua consulta.

145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page