top of page
PAPANICOLAU
É um exame indicado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de colpocitologia oncótica cervical. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos, apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. Ou pode ter frequência de realização de acordo com indicação especifica do seu médico.
O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes. O médico examina a parte exterior da vagina da paciente e observa se há algum corrimento ou anormalidade, logo após, introduz um espéculo vaginal (também conhecido como bico de pato) na vagina, para que seja possível a visualização do colo do útero.
Com o uso de uma espátula especial e de uma escova endocervical, é possível colher amostras do tecido uterino para analisar possíveis lesões presentes. O material coletado é colocado em uma lâmina e levado para análise em laboratório.
bottom of page